CAFÉ COM AROMA DE MULHER



Café, con aroma de mujer (no Brasil: Café com Aroma de Mulher) é uma telenovela colombiana produzida pela RCN Televisión antes da abertura de mercado da televisão aberta colombiana e exibida entre 30 de novembro de 1994 a 24 de julho de 1995, em 169 capítulos, pelo extinto Canal A, substituindo La potra Zaina e substituída por Eternamente Manuela, sendo uma das telenovelas de maior sucesso de seu país.
Foi criada porFernando Gaitán e protagonizada por Margarita Rosa de Francisco e Guy Ecker, contando com a atuação antagônica de Lindalva Borrero. Foi premiada em 1995 com o prêmioTVY Novelas da Colômbia de Melhor Telenovela.



Conta a história de amor entre uma apanhadora de café apelidada de Gaivota (Francisco) e Sebastião Valejo (Ecker), um jovem de família tradicional. Ele nunca havia se apaixonado e ela sonhava encontrar o príncipe encantado.
Os dois se amam às escondidas, pois a aristocrática família Valejo jamais aceitaria o relacionamento. Sebastião, porém, precisa voltar a Londres para terminar seus estudos. Os dois fazem um pacto de se reencontrar dentro de um ano e planejam, inclusive, o casamento.
Mas Gaivota descobre que está grávida e viaja à Europa para encontrar Sebastião. Lá, enganada por uns malandros, que se aproveitam de sua inocência, ela é persuadida a agir como prostituta.
Sebastião volta, um ano depois, para cumprir seu compromisso. Mas ao chegar na cidade ele fica sabendo que Gaivota foi para a Europa e vive como prostituta. Desanimado, casa-se com uma amiga que está apaixonada por ele e aceita dividir sua vida com essa mulher, mas sem envolvimento amoroso.


Gaivota regressa pouco tempo depois de Sebastião se casar. Ele explica para Gaivota o motivo real de seu casamento e conta que jamais lhe foi infiel. Apesar de um não acreditar naquilo que o outro diz, eles seguem se amando. A partir deste momento surgem conflitos que vão unir e separar os protagonistas.
Sebastião é neto de Otávio Valejo, famoso patriarca do café, proprietário de grandes extensões de terra e um dos pioneiros nas atividades de exportação de seu país. Ao longo de 60 anos, o velho Otávio consolidou um grande patrimônio e transformou seu sobrenome em símbolo de poder e de prestígio em todos os setores da sociedade.
A história começa com a morte deste patriarca. Com o ocorrido, toda a família, que vive em diferentes países, reúne-se. Sebastião encontra-se em Londres e decide viajar para a Colômbia a fim de assistir ao sepultamento de seu avô.
A morte de Otávio gera uma briga entre as famílias de seus dois únicos filhos: Francisco e Rafael. No testamento constam cláusulas que exigem que a herança seja administrada exclusivamente por herdeiros homens, uma forma de evitar que os bens saiam das mãos dos Valejo.
As terras ficam em poder de Rafael, pai de Sebastião, e a empresa exportadora nas mãos de Francisco, pai de Ivan. O testamento diz ainda que com a morte de Rafael e Francisco serão seus sucessores os seus filhos mais velhos, Sebastião e Ivan (Cristóbal Errazuriz), que foram criados praticamente como irmãos.


O testamento vai além. Com a morte de Ivan e Sebastião, os filhos deles é que seguirão com os bens da família, o que coloca os dois primos em guerra pelo futuro controle dos bens dos Valejo.
Ivan tem uma vantagem, pois pode ter mais um filho quando quiser. Ao contrário dele, Sebastião tem problemas de ordem psicológica que o impede de se apaixonar, casar e ter um filho.
Ao tomar conhecimento deste segredo, Ivan se sente seguro e sabe que no futuro serão ele e seu filho os responsáveis pelo controle da grande empresa.
Durante sua breve estada na fazenda, Sebastião ouve um canto que o inquieta e que incomoda toda sua família. É o canto de Gaivota, o canto da bela apanhadora de café que, como sempre, chega na fazenda no mês de outubro em busca de trabalho. A vida de Sebastião muda desde então.
O mesmo acontece com Gaivota ao conhecer Sebastião. Ela acredita que nele está a realização de seus sonhos, e aprenderá em menos de um ano o que não conseguiu saber ao longo de toda sua vida. Mas também logo entenderá até que ponto sonhar pode conduzi-la ao inferno.
Assim, o desenrolar dos acontecimentos os conduzirá a diferentes limites e eles descobrirão que seus encontros serão regidos por uma fatal premonição, durante os períodos de plantio e colheita de café.
Gaivota engravida de Sebastião e em busca de ir atrás dele, para os Estados Unidos onde se encontrava, é enganada e vendida como prostituta, perde seu filho é mal tratada, sua vida se torna um inferno, conhece pessoas boas e más umas as ajuda outras as destrói. Depois de um ano fora sofrendo ela consegue voltar e encontrar sua mãe, que esteve em depressão mas já havia se curado. Já Sebastião casou-se com Lucia, uma mulher boa e má ao mesmo tempo.
Gaivota, desiludida conta tudo o que passou para sua mãe, e consegue viajar para onde está a Café Export, empresa dos Valejo, e conseguir um emprego como a sofisticada e estudada Carolina Oliveira, identidade falsa que adqurira onde esteve, sendo que aprendeu vários idiomas. Carolina consegue conversar com Ivan depois de muitas tentativas e finalmente consegue um emprego, faz amigos e amigas, e por fim é obrigada a trabalhar juntamente com Sebastião. 


De quem tem muita raiva porque se casou com Lucia, e a abandonou grávida. Ivan conhece dr Perez, um senhor mal intencionado que propõe que ele faça exportações fictícias para lucrar, contudo, Carolina e Sebastião assinam as entregas das sacas fictícias, mas nem veem nada, assinam com muita pressa e inocentes, nada sabem e ignoram o crime. Gaivota e Sebastião nunca conseguem se separar e estão sempre juntos, tem romances escondidos, brigas e intrigas. Mas quando a família Valejo descobre toda a verdade... Criam uma intriga espantosa para separar Gaivota de Sebastião, uma verdadeira monstruosidade, já que Marcela é a mais consequente e sensata da família, despreza profundamente o ato que tomou a família Valejo.
Quando Sebastião descobre a verdade, procura Gaivota, mas ela está muito longe dele, vive voando de um lugar para o outro, sempre carregando sua dor. Gaivota e sua mãe vivem muitos sofrimentos até que Sebastião as encontra novamente, mas agora quem está magoada é Gaivota e não quer nada com ele.
Lucia arruma um amante e engravida do mesmo afirmando ser de Sebastião. Sebastião e Lucia nunca conseguem ser felizes, já que Lucia ama Miguel e Sebastião ama Gaivota. Sebastião descobre a verdade e abandona Lucia. Miguel se junta com Lucia, já que se casara com Paula Valejo, mas já se separaram.


O crime de exportações ficticias é descoberto e Sebastião leva toda a culpa e assume a de Carolina, que está trabalhando em outra empresa e tem muito sucesso. Logo se descobre que Ivan é o culpado e seu casamento com Lucrécia vai por agua abaixo e ele vai preso. Sebastião sai da cadeia e depois de muitas tentativas de ser perdoado, Gaivota o desculpa e acabam felizes, com quatro filhos. Sempre considerando o de Lucia e Miguel, Ivan e Lucrecia, Paula e Arthur, e Marcela e seu marido. São felizes.

Esta produção marcou uma grande diferença nas telenovelas na América Latina e na forma como elas eram criadas, porque envolvia dois ambientes até então não haviam sido tão unidos. Ambas as áreas rurais e modernas da Colômbia tiveram um papel importante no desenvolvimento da produção, Desde tramas no coração das plantações de café, oferecendo uma vista panorâmica e autêntica da cultura dos cafeicutores colombianos, bem como na capital mostrando o negócio do café em uma grande empresa exportadora e do trabalho da Federação Nacional de Cafeteiros da Colômbia.

Em um curto espaço de tempo, Café, con aroma de mujer se tornou popular com o público de todas as idades e sexos, a tal ponto que popularmente piadas eram contadas sobre como o país inteiro "parava" quando a telenovela entrava no ar. A audiência foi de 29.5 de público e 69.7 de share se tornando a novela de maior audiência na história da televisão colombiana até 1999 com a chegada de Yo soy Betty, la fea.

Elenco

  • Margarita Rosa de Francisco - Gaivota / Carolina Oliveira / Teresa Soares
  • Guy Ecker - Sebastião Vallejo
  • Cristóbal Errázuriz - Ivan Vallejo
  • Silvia di Dios - Lucrécia Vallejo
  • Lindalva Borrero - Lúcia Vallejo
  • Constanza Duque - Carmela Soares
  • Dora Cadavid - Cecília Vallejo
  • Danna Garcia - Marcela Vallejo
  • Lina María Navia - Paula Vallejo
  • Santiago Bejarano - Miguel Teixeira
  • Gustavo Corredor - Rafael Vallejo
  • Gerardo de Francisco - Francisco Vallejo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROSA SELVAGEM

QUE POBRES TÃO RICOS