CARROSSEL



Carrusel (no Brasil, Carrossel) é uma telenovela mexicana que foi produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 16 de janeiro de 1989 a 1 de junho de 1990, em 375 capítulos.
Baseada em Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, tem por argumento a história de uma turma de crianças da 2ª série do Ensino Fundamental da Escola Mundial. Juntos, eles descobrem os prós e os contras da vida e procuram resolver seus problemas com alegria e descontração, sempre com o auxílio e carinho da Professora Helena, que servia como uma segunda mãe para eles.
A trama contou com Gabriela Rivero como a protagonista principal, Janet Ruiz como a antagonista principal e Beatriz Moreno como a antagonista secundária. Ludwika Paleta, Pedro Javier Viveros, Hilda Chávez, Jorge Granillo, Christel Klitbo, Flor Eduarda Gurrola, Joseph Birch, Abraham Pons, Mauricio Armando, Gabriel Castañon, Rafael Omar Lozano, Yoshiki Taquiguchi, Georgina García, Manuel Fernández, Karen Nisembaum, Silvia Guzmán e Erika Garza interpretaram os demais papéis principais da história.
Foi transmitida no Brasil pelo SBT entre 20 de maio de 1991 e 21 de abril de 1992. Ao total, foi reprisada em 1993,1995 e 1996.Com o sucesso da novela e da personagem Professora Helena, Gabriela Rivero, a atriz que a interpretava, visitou o Brasil na época, sendo esperada por cerca de cinco mil pessoas, e desceu a rampa do Congresso Nacional junto com o então presidente Fernando Collor de Mello. Já foi duas vezes reprisada no México pela Reprise Televisa, em 1993 1997.




A história de "Carrossel" era na verdade uma das muitas versões televisivas baseada nos personagens e nas histórias que tiveram início na Argentina, escritas por Abel Santa Cruz, depois adaptadas para os meios de comunicação eletrônicos em forma de uma radionovela em 1964.Na trama original o autor conta histórias de uma turma de alunos do primário, e sua professora "Jacinta" (que no Brasil é conhecida como "Helena"). Algumas passagens da trama foram inspiradas na própria infância do autor, e suas vivências escolares com vários de seus companheiros em uma escola primária em Caballito.
A protagonista "Jacinta" é uma personagem baseada em uma professora real de mesmo nome, que deu aulas ao autor Abel Santa Cruz, quando este era um estudante na década de 20. Porém a professora real não tinha o sobrenome "Pichimahuida", que foi criado pelo autor, para que não fosse reconhecida. Quando adulto,nos anos 40, Santa Cruz escreveu as aventuras da turma de alunos, da qual ele fazia parte quando criança, e suas histórias foram publicadas na revista "Patoruzú", e que mais tarde também seriam publicadas no livro citado anteriormente.
Um fato curioso, é que a versão mexicana de 1989, "Carrusel", fez um grande sucesso na Coréia, sendo conhecida inclusive pelo título de "Coro de Anjos" (천사들의 합창), e devido a esse fato quando o livro "Cuentos de Jacinta Pichimahuida" foi lançado no país traduzido para coreano, os personagens foram ilustrados com as mesmas roupas e características da novela de 1989.

Novela dirigida pelo gênio Pedro Dámian e que marcou uma geração toda.Eu assisti desde a primeira vez e se passar novamente sei que me emocionarei outra vez.

Elenco:
Gabriela Rivero - Helena "Ximena" Fernández
Pedro Javier Viveros - Cirilo Rivera
Ludwika Paleta - Maria Joaquina Villaseñor
Janet Ruiz - Suzana Bustamante
Flor Eduarda Gurrola - Carmen Carrilho
Jorge Granillo - Jaime Palillo
Christel Klitbo - Valéria Ferreira
Joseph Birch - Davi Rabinovich
Mauricio Armando - Pablo Guerra
Abraham Pons - Daniel Zapata
Hilda Chávez - Laura Quiñones
Gabriel Castañon - Mário Ayala
Yoshiki Taquiguchi - Kokimoto Mishima
Rafael Omar Lozano - Jorge Del Salto
Georgina García - Marcelina Guerra
Manuel Fernández - Adriano Román
Karen Nisembaum - Bibi Smith
Silvia Guzmán - Alícia Guzmán
Beatriz Moreno - Diretora Olívia
Augusto Benedico (1.ª fase)
Armando Calvo (2.ª fase)      - Firmino
Raquel Pankowsky  - Matilde
Andrea Legarreta - Aurelia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMAR

ACORRENTADA

CAFÉ COM AROMA DE MULHER