A USURPADORA
La usurpadora (No Brasil, A Usurpadora) é uma telenovela mexicana produzida por Salvador Mejía e dirigida por Beatriz Sheridan e Nathalie Lartiilleux para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 9 de fevereiro a 24 de julho de 1998. A novela tem 102 capítulos e substituiu a novela Maria Isabel e foi substituída por El privilegio de amar.
No Brasil, foi exibida pela primeira vez pelo SBT de 22 de junho a 9 de novembro de 1999. Um sucesso imediato, e devido ao qual, foi reprisada pelo SBTem outras cinco ocasiões: em 2000,2005,2007,2012,2015 sendo substituída pela telenovela inédita A DONA. Foi exibida pela sétima vez pelo SBT, EM 2017.
As localidades retratadas na trama foram a Cidade do México (onde a trama se centrou, e onde a maior parte dela foi gravada), Cancún, Cuernavaca, Acapulco, Mônaco, Paris e Havaí.
A primeira atriz cogitada para o papel das gêmeas foi Thalia, que não aceitou. Vários outros nomes foram cotados até que o autor Carlos Romero sugeriu a então desconhecida Gabriela Spanic, que havia participado do Miss Venezuela em 1992.
Gabriela Spanic tem uma irmã gêmea na vida real, Daniela Spanic, que é modelo. Nos primeiros capítulos, quando as gêmeas Paulina e Paola apresentaram-se juntas em uma cena, Daniela Spanic trabalhou como dublê com Gabriela. Quando Daniela Spanic foi Paola, Gabriela Spanic foi Paulina e vice-versa. Eventualmente, Gabriela fez ambos os papéis usando truques gráficos durante o resto da telenovela. A Usurpadora não é a primeira novela em que Gabriela Spanic interpreta gêmeas e tendo sua irmã Daniela como dublê: elas já haviam trabalhado assim em Como Você, Nenhuma, telenovela da Venevisión em 1996. Em 2001, elas voltariam a retratar irmâs gêmeas em A Intrusa, novamente produzida pela Televisa.
Gabriela Spanic atuou ao lado de Miguel de León, que era seu marido na época. O casal se conheceu nas gravações de Como Você, Nenhuma.
Como afirmou Gabriela Spanic, eles gravavam cerca de 15 cenas por dia e a equipe trabalhava cerca de 14 horas por dia. Ainda de acordo com a atriz, a produção da novela durou dez meses.
No capítulo 86 (1 minuto e 17 segundos), enquanto Leandro e Abigail estão conversando numa festa de casamento, ocorreu um erro atrás de Abigail: no vídeo, o câmera pôde ser visto filmando Leandro.
A novela foi lançada em DVD pela Televisa, com mais de 6 horas de resumo, em 3 dvds (1 dupla face e 1 face única).
La usurpadora ganhou uma continuação com o especial Más Allá de la Usurpadora, que se passa 1 ano após os eventos
da primeira trama. O elenco principal da primeira trama foi mantido Gabriela Spanic volta como Paulina, assim como Fernando Colunga como Carlos Daniel. A nova antagonista é a personagem Raquel, interpretada por Yadhira Carrillo.
Foi exibida em quatro ocasiões no Brasil: em 1999, na primeira reprise de 2000, na quinta reprise de 2013 e na sexta reprise de 2015. A continuação é apresentada pelo SBT após o fim regular da telenovela, recebendo o nome de Além da Usurpadora, em 3 capítulos.
Duas mulheres idênticas na aparência e distintas em sentimentos e personalidade, se encontraram por casualidade e participam de um terrível engano. Paula Martins é uma mulher pobre e humilde de Cancún que tem duas filhas gêmeas, Paola e Paulina, porém, devido a sua situação lastimável de miséria em que vive, abandona Paola, que no futuro é adotada pela família rica Montaner. Já Paulina cresce em presença da mãe, enfrentando grandes dificuldades na vida devido a pobreza em que vivem. Paulina cresce e se torna uma moça humilde e de bom caráter, que namora o ambicioso Osvaldo, revezando o seu tempo também para com os cuidados a sua mãe enferma, que está prestes a morrer devido a sua doença.
Enquanto isso, sua irmã gêmea, Paola, viveu de maneira oposta a de Paulina, priorizando a riqueza acima de tudo e de todos, se tornando assim uma mulher ambiciosa, dissimulada, fria e calculista. Paola é casada com Carlos Daniel Bracho, tendo casada apaixonada mas devido a ausência do marido, se torna infiel, um milionário quase falido que está em seu segundo casamento e possui dois filhos: a esperta e encantadora Lizete e o rebelde e problemático Carlinhos. Ardilosa, Paola também mantém um caso extraconjugal com o cunhado, o inescrupuloso Willy, casado com a atormentada e fanática Estephanie Bracho, uma mulher amargurada e ressentida com a vida, que veste-se de forma horrível.
E também alcooliza a sua sogra, Vovó Piedade Bracho, e mal educou os seus enteados. O destino, no entanto, coloca essas duas irmãs frente-a-frente novamente e Paulina têm sua vida totalmente modificada por Paola.
Paola frustrada e cansada de viver com sua família da qual detesta a todos os membros da mesma, resolve viajar para se divertir com um de seus amantes, Luciano Alcântara, e nessa viagem encontra Paulina em um toalete de senhoras. Ela vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família, então planeja uma usurpação - ela propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família de seu esposo. Para obrigar a moça a aceitar esse seu diabólico plano, arma-lhe uma armadilha para a mesma, acusando-a de lhe ter roubado uma joia sua e se ela não aceitar se passar por ela, a colocará atrás das grades definitivamente.
Paulina sem alternativa e com medo de ir para a prisão, aceita se passar por Paola e durante a estada de Paulina na mansão da família Bracho, ela aprende a ser como Paola, se tornando uma mulher fina e elegante. Sem ser reconhecida por sua aparência completamente idêntica à de Paola Bracho, ela se vê entre uma família desestruturada pela mesma e percebe que há pessoas que precisam de sua grande dedicação naquele lar.
Paulina, então, começará a mudar a vida da família Bracho, se tornando um anjo na vida de cada qual que necessite de sua presença e de suas palavras confortadoras, conseguindo contribuir e modificar positivamente o destino de todos os que lhe cruzam o caminho, mas não sem antes sofrer e pagar caro por todos os erros cometidos por Paola no passado.
Quando Paulina finalmente encontra sua felicidade ao lado de Carlos Daniel e de sua família, Paola volta disposta a lutar pelo seu antigo lugar, usando de uma suposta invalidez promete infernizar os Bracho novamente, com isso, uma pequena guerra entre a família Bracho e Paola se inicia, e com a ajuda de Leda e Willy, ela jura destruir os Bracho e sua irmã gêmea Paulina, 'a usurpadora' e para isso tentará de tudo, acusando a irmã no julgamento, fazendo Paulina se afastar da casa dos Bracho e retornando Paola para perturbar toda mansão Bracho. Paola pede um milhão de dólares para ir embora e planeja aliada a Willy, incendiar a fábrica Bracho e acabar de vez com a fortuna dos Bracho. Contudo, nem tudo sairá como Paola planeja, ela sofre um terrível acidente, e fica entre a vida e a morte.
Só então ela se dá conta de tudo que fez, e pede perdão a Paulina. Como sempre Paulina com seu bom coração de irmã, a perdoa do fundo de seu coração, os Bracho esquecem todo o mal que ela os infringiu, e a perdoam, ela então morre. Paulina primeiramente reluta, e quase se casa com Edmundo Serrano, mas finalmente ela e Carlos Daniel se casam, trazendo a tão sonhada paz a família Bracho.
Além da Usurpadora
Paulina vai ao médico pegar o resultado de seu 'check-up'. Ela descobre que está com câncer terminal e só lhe restam seis meses de vida. Paulina não conta a ninguém sobre sua doença e começa preparar uma nova Sra. Bracho para ser esposa de Carlos Daniel.
A escolhida é Raquel. A preceptora de Carlinhos, Lizzet e Paulinha (filhinha de Carlos Daniel e Paulina, tem apenas três meses de vida). Raquel é ambiciosa e é apaixonada por Carlos Daniel e nem se importa que seja casado. Ao mesmo tempo que tudo isso acontece, Stephanie recupera a razão e quer seu filho de volta (que agora mora com Rodrigo e Patrícia).
Paulina, pensando que Raquel é uma pessoa boa e honrada, começa ensinar tudo o que Paola ensinou para ela, antes de usurpá-la. Paulina ensina como se postar na mesa, a usar certas roupas para determinadas ocasiões. Raquel conta a verdade para Carlos Daniel, sobre a doença de Paulina. Enquanto isso, Paulina vê Paola no seu espelho, uma cena bastante emocionante. Raquel prepara um plano diabólico contra Paulina. Curiosamente, Paulina vê Paola no espelho, no qual a irmã faz mais uma de suas maldades e a diz esperar no inferno, possivelmente por Paola ser uma lembrança de maldade na mente de Paulina, não anulando o pedido de perdão de Paola, Paulina quebra o espelho, em um ato de estresse e tristeza.
Na festa de 1 ano de casamento de Carlos Daniel e Paulina, Raquel coloca veneno no vinho de Paulina e propõem um brinde. Raquel se distrai e chega Lizzet e Carlinhos. Lizzet quer beber o vinho, mas Carlinhos diz que não pode porque é para os adultos e não para crianças. Então, Carlinhos troca de lugar os copos. Raquel bebe o vinho envenenado, mas Paulina desmaia. Logo depois Raquel também passa mal e vai junto com Paulina de ambulância para o hospital. Stephanie foge do sanatório e rouba seu filho da casa de Rodrigo.Paulina descobre que os exames foram trocados e que não está doente. Mas a pergunta, porque o desmaio e os enjoos? Isso se deve ao fato de Paulina estar grávida. Raquel se encontra muito mal, entre a vida e morte. Raquel conta a verdade para Paulina, mas Paulina não a denuncia e lhe dá algum dinheiro para ela voltar de onde veio.
Acaba o capítulo quando estão todos reunidos. Rodrigo e Patrícia perdoam Stephanie por ter roubado a criança daquela forma. Eles planejam viajar para Porto Rico para ver se dão um priminho para Carlinhos, Lizzet e Paulinha. Paulina conta que está grávida. Então, eles tiram uma foto e acaba a novela.
Elenco:
Gabriela Spanic | Paulina Martins Bracho | |
Paola Montaner Bracho | ||
Fernando Colunga | Carlos Daniel Bracho | |
Libertad Lamarque | Vovó Piedade Bracho | |
Chantal Andere | Estefanie Bracho Cintra de Monteiro | |
Dominika Paleta | Leda Durán Bracho | |
Juan Pablo Gamboa | William "Willy" Monteiro | |
Marcelo Buquet | Rodrigo Bracho | |
Jessica Jurado | Patrícia Bracho | |
Magda Guzmán | Adelina Cintra | |
Paty Diaz | Lalinha | |
Maria Soler | Lizzete Bracho | |
Sergio Miguel | Carlinhos Bracho | |
Alejandro Ruiz | Leandro Gomes | |
Anastacia Acosta | Viviana Carillo Gomes | |
Adriana Fonseca | Verônica Soriano | |
Maria Cimarro | Luciano Alcântara | Luciano Alcántara |
Miguel de León | Douglas Maldonado | |
Arturo Peniche | Dr. Edmundo Serrano | |
Comentários
Postar um comentário